-
Arquitetos: Atelier Big City, FSA Architecture Inc, L’OEUF Architects
- Área: 4500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Steve Monpetit, Ulysse Lemerise B, Jean-Marc Besacier, Benoit Faure, Alain Laforest
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Altex, Appiani, Belden, Bradley Corporation USA, FRANSYL, MULTILEVER, NEOS GLOBAL TARDIF, NanaWall, Nordic Structures, OMNITEC
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural de Notre-Dame-de-Grâce, CCNDG, é o último projeto na Benny Farm, um complexo habitacional para veteranos da Segunda Guerra Mundial remodelado no distrito de Notre-Dame-de-Grâce - NDG. O CCNDG é a peça final inserida em uma história de décadas de ativismo social, memória e um processo de design colaborativo que sempre rejeitou a oportunidade de uma comunidade inclusiva em expansão. O projeto foi o vencedor de um concurso de arquitetura realizado em 2010, no qual a comunidade exigia uma biblioteca de 'terceira dimensão' do século XXI, que fosse mais acessível social e digitalmente.
O CCNDG foi concebido como um edifício público com uma porosidade clara e diagonal no térreo, que liga o centro do terreno da Benny Farm à rua. A abertura do espaço à comunidade é refletida pela sua localização na esquina do quarteirão. O edifício em forma de L reforça as fortes linhas de recuo do local, integrando os edifícios vizinhos. Ele combina tipologias simples em seus eixos opostos (basílica e teatro) com sobreposições sutis de programa para gerar um espaço de convivência ampliado, fluido e envolvente em seu centro. Ao ar livre, o edifício enquadra um pátio com paisagismo de frente para os jardins da comunidade no centro da Benny Farm, com assentos sob uma antiga árvore de bordo para eventos e apresentações dos moradores sob as estrelas.
O CCNDG também incentiva o aprendizado e a descoberta, como um ambiente divertido e colorido que promove o crescimento da comunidade - um espaço comum onde todas as gerações e grupos de usuários são reunidos em dois grandes espaços públicos. A circulação contínua e generosa permite que cada um dos grupos de usuários se desloque e interaja facilmente. Organizadas em um ziguezague transversal (diretamente para o teatro, para a biblioteca infantil, na diagonal em direção aos adolescentes e posteriormente aos adultos) as principais áreas do programa são espacialmente dinâmicas e agradáveis.
O edifício é "revestido" por faixas de tijolos segmentadas, recordando os tijolos vermelhos da Benny Farm, que possibilitam a entrada de luz natural e vistas generosas. As áreas de leitura da biblioteca parecem quase ao ar livre, abstraindo os sistemas convencionais de fechamento (revestimento de tijolos, cascas e placas), o design fornece áreas de leitura em um envelope expandido de metal e madeira que controla a luz e a temperatura ambiente. O invólucro desconstruído também revela uma cobertura de madeira aparente. A madeira laminada encaixada tem uma conexão histórica na Benny Farm - os edifícios existentes usavam um incomum laminado intercalado de duas camadas construído in loco para as paredes externas.
Cultura é a raiz mais profunda da arquitetura e do design sustentável, e esse projeto aplica o conceito ao máximo para os cidadãos do NDG. Além da busca pela eficiência energética e inovação de recursos, os principais requisitos do design sustentável incluem a valorização do senso de comunidade, compartilhamento e atividades com um objetivo em comum. Apoiar uma cultura de índole comum é a única maneira de garantir a sustentabilidade a longo prazo, e é também um pragmatismo necessário em uma esfera onde a energia gerada é responsável por uma pequena fração da densidade do carbono em outras partes do continente. Comunidade, conforto, flexibilidade e economia são as metas de sustentabilidade do Centro Cultural de Notre-Dame-de-Grâce, tanto quanto a eficiência de recursos. Compreendendo os meios limitados do presente, o projeto propõe uma estratégia simples de infraestrutura aditiva para tornar-se mais verde com o tempo, um processo que educará e envolverá continuamente a comunidade NDG.
O edifício tem uma área de 4500 m² e um orçamento de construção de CA $14 milhões.